skip to main |
skip to sidebar
16:43
marketingonline
Por: Jozeane Tomaz Almeida
Porque as fotos não são como contos de
fadas? Você é daquelas pessoas que vivem fugindo dos retratos em família? Suas
marcações no Facebook estão sempre desativadas? Seu RG anda “enterrado” na
carteira para que ninguém o veja? Fique calmo, você provavelmente não é tão
feio quanto se vê nas fotos, nem tão bonito quanto no espelho, a resposta para
isso está no Efeito da Mera Exposição.
O psicólogo polonês Robert Zajonc
formulou esta tese a partir de um simples experimento, no qual, um pequeno
grupo de indivíduos foi exposto a uma sequência de figuras geométricas
alternadas rapidamente de forma que não pudessem ser distinguidas. Após esta
etapa a imagens foram apresentas pausadamente e os participantes indagados
sobre qual figura mais lhe agradara, resultado? Todos os participantes
escolheram a imagem que mais se repetia na primeira parte do teste.
A partir do resultado, Zajonc
desenvolveu sua teoria que aplicada na nossa realidade significa que ao se ver
perante o espelho todos os dias sua mente fica condicionada à aquela imagem, e
a mesma lhe parece mais agradável do que na realidade é. Por outro lado quando
você olha para uma fotografia não está acostumado à ela, portanto e estranheza
e repulsa no primeiro instante.
A boa notícia é que dá para usar o
Efeito da Mera exposição ao seu favor. Fica a dica: da próxima vez que tirar
aquela “Selfie” encare-a por alguns instantes e quem sabe assim como num passe
de mágica você irá se enxergar de uma forma inimaginavelmente mais atraente.
Posted in: