Espelho, Espelho Meu...

Por: Jozeane Tomaz Almeida


Porque as fotos não são como contos de fadas? Você é daquelas pessoas que vivem fugindo dos retratos em família? Suas marcações no Facebook estão sempre desativadas? Seu RG anda “enterrado” na carteira para que ninguém o veja? Fique calmo, você provavelmente não é tão feio quanto se vê nas fotos, nem tão bonito quanto no espelho, a resposta para isso está no Efeito da Mera Exposição.
O psicólogo polonês Robert Zajonc formulou esta tese a partir de um simples experimento, no qual, um pequeno grupo de indivíduos foi exposto a uma sequência de figuras geométricas alternadas rapidamente de forma que não pudessem ser distinguidas. Após esta etapa a imagens foram apresentas pausadamente e os participantes indagados sobre qual figura mais lhe agradara, resultado? Todos os participantes escolheram a imagem que mais se repetia na primeira parte do teste.
A partir do resultado, Zajonc desenvolveu sua teoria que aplicada na nossa realidade significa que ao se ver perante o espelho todos os dias sua mente fica condicionada à aquela imagem, e a mesma lhe parece mais agradável do que na realidade é. Por outro lado quando você olha para uma fotografia não está acostumado à ela, portanto e estranheza e repulsa no primeiro instante.
A boa notícia é que dá para usar o Efeito da Mera exposição ao seu favor. Fica a dica: da próxima vez que tirar aquela “Selfie” encare-a por alguns instantes e quem sabe assim como num passe de mágica você irá se enxergar de uma forma inimaginavelmente mais atraente.