A PRIMEIRA LÂMPADA ELÉTRICA

Por: Rosangela de Matos


Como surgiu a primeira lâmpada elétrica? Já imaginou nos dias de hoje depois das 20:00 termos que acender fogueiras para iluminar nossas noites, acender lampiões ou lamparinas dentro de casa, ou até mesmo ter que andar com velinhas acesas por cada cômodo de sua casa, seria difícil fazer algumas coisas que fazemos hoje com tanta facilidade se não tivéssemos a lâmpada elétrica, sabemos que ela nos traz muitos benefícios, e é curioso saber que teve alguém que teve tanta criatividade e se empenhou tanto para facilitar a vida das pessoas do mundo todo.                                                                                                        
Mesmo que vários outros inventores tenham tentado construir fontes de luz, o norte americano Thomas Edison nascido em 11 de fevereiro em 1847 foi o primeiro a construir a primeira lâmpada incandescente comercializável em 1879. O desafio de Edison era encontrar um filamento de ficasse incandescente durante a passagem da corrente elétrica. Para isso, cobriu os experimentos com um bulbo de vidro, que isolaria mais facilmente o oxigênio, fazendo a combustão mais rápida. Após inúmeras tentativas, o inventor finalmente chegou aos algodões carbonizados, que em certo nível de aquecimento, são capazes de produzir luz. A luz ficou acessa por mais de 40 horas seguidas e ininterruptas. Como o filamento de carvão tinha pouca durabilidade, Edison começou a fazer experiências com ligas metálicas, pois a durabilidade das lâmpadas de carvão não passava de algumas horas de uso. A lâmpada de filamento de bambu carbonizado foi a que teve melhor rendimento e durabilidade, sendo em seguida substituída pela de celulose, e finalmente a conhecida até hoje com filamento de tungsténio cuja temperatura de trabalho chega a 3000°C.No Brasil a implantação de energia elétrica ocorreu na era de Dom Pedro II, no ano 1883, a primeira cidade que recebeu o serviço foi Campos de Goytacazes, localizada no norte do Rio de Janeiro, e hoje abrange todo o país, graças a iniciativa e criatividade de um homem.
 Bibliografia:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI193628-EI300,00-Invencao+da+lampada+completa+anos.htmlhttps://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_incandescente